como adaptar a casa para idosos

Saiba como adaptar a casa para idosos e garantir a segurança

Quando envelhecemos, alguns cuidados precisam ser tomados para facilitar a adaptação à nova idade. Saber como adaptar a casa para idosos é essencial para garantir a segurança e a autonomia.

Por isso, nós separamos algumas dicas especiais para te ajudar na adaptação da casa. Continue a leitura deste post para conferir como você pode deixar a rotina dos idosos mais prática e funcional!

Como adaptar a casa para idosos?

Adaptar a casa pode parecer algo que demanda muito tempo e trabalho, mas essas mudanças são indispensáveis para os idosos. Pequenas ações podem fazer toda a diferença no dia a dia dessas pessoas, proporcionando maior independência.

Evitar o uso de tapetes, fazer rampas de acesso e apostar em móveis funcionais, deixando sempre tudo ao alcance das mãos são alguns exemplos dessas ações. Tudo isso ajuda a evitar acidentes e trazem mais conforto aos idosos.

A ideia é tornar a adaptação a essa nova fase da vida bem mais tranquila e natural, sem prejudicar o conforto e o bem-estar do idoso. Converse sempre com ele para identificar dificuldades e buscar possíveis melhorias para ajudar sempre que necessário.

Dicas de adaptação de casa para idoso

Você já entendeu a importância dessas ações, certo? Por isso, nós vamos compartilhar com você alguns itens essenciais nessa adaptação.

Listamos 4 dicas valiosas especialmente para te ajudar e facilitar as melhorias na sua casa, olha só:

  • Deixe o caminho livre

Cuidado com os móveis no meio do caminho! Procure organizá-los de maneira que a passagem fique livre para o idoso caminhar sem maiores dificuldades, sempre deixando um bom espaço entre eles.

Evite colocá-los no corredor e opte também por móveis com bordas arredondadas, que ajudam a evitar acidentes em caso de contato físico.

  • Dê uma atenção especial ao banheiro

As áreas úmidas da sua casa merecem uma atenção especial para garantir a segurança do idoso: banheiros, áreas de serviço e piscina precisam contar com revestimentos especiais.

Na hora de escolher pisos para banheiro, por exemplo, evite materiais lisos que podem facilitar escorregões. Além disso, instale barras de apoio no box e próximo ao vaso sanitário.

  • Cuide da iluminação

Ter uma boa iluminação é essencial na adaptação de casa para idoso, pois ela facilita a locomoção. Enxergar desníveis ou algum objeto no chão será bem mais fácil assim.

Além disso, tente colocar os interruptores em locais de fácil acesso: nada de instalá-los atrás de móveis ou muito altos, por exemplo.

  • Invista em pisos antiderrapantes

Os pisos antiderrapantes são indispensáveis quando pensamos na adaptação de casa para idoso. Produtos com maior aderência e textura mais áspera, como o piso fulget, devem ser instalados em áreas externas, banheiros, piscina e área de serviço.

Viu só como adaptar a casa para idosos é mais simples do que parece? E para te ajudar nessa missão, a Conspem conta com uma linha de piso fulget de alta qualidade!

Acesse nosso site para conhecer as opções de fulget tradicional e garantir o piso antiderrapante ideal para manter a segurança dos moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Conspem atua no mercado há mais de 30 anos, especializada em revestimentos de paredes e pisos com Fulget Tradicional (Granito Lavado Fultec) e Granilha (Fulget Acrílico), além de reformas em fachadas.

Contato

Atendimento:
(11) 2094-4742
(11) 2092-9682
(11) 2092-9528
(11) 2094-3692
(11) 2092-2228

e-mail:
[email protected]

Rolar para cima