como aproveitar a luz natural

Como aproveitar a luz natural: 5 truques imperdíveis!

Muito além de criar um ambiente mais agradável, saber como aproveitar a luz natural pode trazer uma grande economia na conta de energia.

Existem alguns truques que você pode utilizar para aproveitar melhor a luz natural que entra na sua casa. Neste artigo, vamos compartilhar 5 desses truques com você.

Acompanhe o post para ficar por dentro das melhores dicas!

Como aproveitar a luz natural?

É importante ter um planejamento para garantir a funcionalidade dos ambientes da sua casa, com alguns cuidados para deixar a luz natural entrar e deixar o espaço ainda mais aconchegante.

Principalmente em regiões mais frias, essa pode ser uma ótima forma de manter a casa mais aquecida e ainda economizar a energia ao aproveitar a luz do sol.

Para conseguir esse efeito você pode apostar em um jardim de inverno, por exemplo. Além de trazer um charme a mais para a decoração, o jardim aumenta a entrada de luz no espaço e ainda contribui para a ventilação.

Dicas para aproveitar a luz natural

Além dessa dica sobre o jardim de inverno, separamos outros 5 pontos essenciais sobre como aproveitar a luz natural para compartilhar com você. Olha só:

  1. Use cores claras na pintura

As cores mais neutras, claras e brilhantes contribuem para melhorar a iluminação dos cômodos. Paredes brancas, por exemplo, vão refletir mais a luz solar.

Essa estratégia ainda dá a sensação de um espaço mais amplo e confortável. Os pisos para casa também seguem a mesma linha da pintura: aposte nos modelos mais clean para aproveitar toda a luz.

  1. Aposte em espelhos e vidros

Os espelhos e vidros são um ótimo truque para privilegiar a luz natural.  A ideia do espelho é uma ótima forma de melhorar a iluminação em banheiros.

Os vidros deixam entrar mais iluminação nos ambientes, já os espelhos, quando posicionados da forma correta, refletem a luz. Para ter esse efeito, coloque-os em frente a uma janela, por exemplo.

  1. Mantenha as janelas limpas

Todas as janelas e portas de vidro são um espaço para a luz entrar na sua casa, mas a sujeira pode dificultar a passagem de iluminação.

Por isso, é essencial manter todos os vidros limpos para que a luz solar entre sem problemas, aquecendo e iluminando os ambientes.

  1. Posicione os móveis de maneira estratégica

Para aproveitar ainda mais a luz que entra, posicione seus móveis de maneira estratégica. Coloque-os próximos às janelas para receber a iluminação necessária.

Se você tem um home office ou um espaço de leitura, por exemplo, planeje os cômodos e posicionamento dos móveis para que você possa aproveitar a luz natural.

  1. Cuidado para não obstruir a passagem do sol

Para que a luz entre na sua casa, é preciso deixar o caminho livre para os raios solares. Por isso evite cortinas, móveis ou qualquer coisa que possa atrapalhar a passagem do sol.

Isso também vale para os arbustos e árvores que podem atrapalhar a entrada de luz. Lembre-se de mantê-los podados e bem cuidados para evitar esse problema.

Piso fulget

É importante pensar também no piso da sua casa, para que ele ofereça todo o conforto necessário. Se você procura um material que traga uma sensação de conforto, o piso fulget é uma ótima opção.

Além de ser atérmico, ele ainda é antiderrapante, de alta resistência e de fácil manutenção. O material é uma ótima opção para locais que tem contato frequente com a água, como piscina e banheiro, ou ainda para áreas externas.

Para encontrar os melhores pisos fulget, acesse o site da Conspem! Com mais de 30 anos de experiência no mercado, nossa empresa oferece materiais de qualidade e uma equipe especializada na instalação e restauração de fachadas com fulget.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *