Planejamento de obra

Planejamento de obra: crie um cronograma e evite dor de cabeça!

Acompanhar a sua construção ou uma reforma não é uma tarefa fácil, mas é possível passar por isso sem estresse e de maneira organizada. Para ter um controle sobre os serviços, um bom planejamento de obra é essencial.

Colocar tudo na ponta do lápis e criar um cronograma faz toda a diferença no desenvolvimento e execução do projeto. Por isso, vamos explicar para você como fazer um planejamento de obra com base nas principais etapas da construção.

Continue a leitura para conferir as nossas dicas!

Como fazer um planejamento de obra?

Entender como fazer um planejamento de obra é essencial para garantir a economia na construção, evitar o desperdício de material e conseguir um resultado coerente com as suas expectativas.

O primeiro passo para montar o cronograma da sua obra é definir um projeto. Sente com um especialista e estude as melhores formas de utilizar os espaços, levando em conta as considerações técnicas da estrutura disponível.

Defina também detalhes como a decoração e o limite de orçamento para não ficar no vermelho. Além disso, procure fornecedores responsáveis e que ofereçam um serviço de qualidade para evitar atrasos na sua obra.

Conheça as principais etapas de uma obra

Para fazer um bom planejamento você precisa conhecer as principais etapas de uma obra. Isso vai facilitar a organização e o controle de cada fase, assim como o gerenciamento financeiro.

Na hora de montar o seu cronograma para construir ou reformar a casa, tenha como base essas etapas:

  1. Estrutura

A parte estrutural é a primeira e mais importante das etapas de uma obra. É ela quem vai sustentar e dar toda a estabilidade para a construção, por isso demanda atenção redobrada.

Normalmente, é a parte mais demorada. No seu cronograma, descreva os materiais necessários para essa etapa, os fornecedores contratados, os gastos e a previsão para término.

  1. Alvenaria

A etapa de alvenaria já permite ter uma visualização melhor do resultado final: é hora de levantar paredes e construir a laje. Para isso, existem duas maneiras de realizá-la.

A alvenaria convencional é feita com concreto armado e tem como objetivo garantir a vedação e construir as paredes que serão as separações de cada cômodo. Já a alvenaria estrutural dispensa as armações e baseia-se na própria estrutura da casa.

  1. Cobertura

Na etapa da cobertura é hora de proteger a construção dos agentes climáticos, como chuva, sol e ventos. Tudo isso pode danificar a estrutura do seu imóvel, portanto essa fase também é de extrema importância.

Os sistemas de captação e condução da água, assim como toda a termoacústica são executados nessa fase e são essenciais para a obra.

  1. Acabamento

Depois da cobertura, chegou a hora de deixar o imóvel com a sua cara! O acabamento é uma fase mais voltada para a estética, mas também muito importante.

Nesta etapa são realizados o assentamento de pisos e azulejos, a passagem de fiação, pintura e a instalação de toda a parte hidráulica, como torneiras e chuveiros.

Gostou das nossas dicas para organizar melhor a sua obra? Um bom planejamento é a chave para uma construção sem estresse e sem prejuízos.

A Conspem pode te ajudar na fase de acabamento, garantindo os melhores pisos em fulget, ideias para áreas externas ou molhadas.

Aproveite para acessar nosso site e conhecer o serviço de restauração de fachadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Conspem atua no mercado há mais de 30 anos, especializada em revestimentos de paredes e pisos com Fulget Tradicional (Granito Lavado Fultec) e Granilha (Fulget Acrílico), além de reformas em fachadas.

Contato

Atendimento:
(11) 2094-4742
(11) 2092-9682
(11) 2092-9528
(11) 2094-3692
(11) 2092-2228

e-mail:
[email protected]

Rolar para cima